sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sob o signo de Brennand

Estive em Recife - PE em meados de maio e não poderia deixar de conhecer a intrigante arte de Francisco Brennand... ainda hoje, estou sob o encantamento da sua obra.
Relativamente afastada da produção plástica, confesso que a visita provocou em mim um entusiasmo imenso e foi decisiva para reacender o desejo e a urgência de retomar o meu trabalho... 
Pátio da Oficina Brennand - "Templo"

Lugar único no mundo, a Oficina Brennand constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso, misto de sagrado e profano.
Hoje, após mais de 34 anos de trabalho intenso e obsessivo, somos confrontados com esse complexo escultórico, cujo significado dá relevo a um sentido cosmogônico e, ao mesmo tempo, visionário de Francisco Brennand.

"Pássaro implume não alcança o céu" - FB
Formas eróticas do universo brennandiano
Diversas vezes representada: a eterna Venus

Oficina surge em 1971, nas ruínas de uma olaria do início do século XX, como materialização de um projeto obstinado e sem trégua do artista  Francisco Brennand.  Antiga fábrica de tijolos e telhas herdada de seu pai, instalada nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, em Recife, a Cerâmica São João tornou-se fonte inspiradora e depositária da história do artista pernambucano. Um colossal projeto de esculturas cerâmicas que  povoam os espaços internos e externos do ambiente.
























Dentro da oficina: produção intensa do artista

Suas esculturas com referências fálicas podem ser encontradas em diversas partes da cidade, como esse obelisco situado nos arrecifes e visto do Marco Zero, no centro histórico da cidade.











Uma visitação inesquecível, uma experiência ímpar... sensações que as câmeras não podem capturar, mas que ficam na memória da retina. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário